Curiosidades Sobre o Basquete - Curiosidades

Curiosidades Sobre o Basquete


* O basquete é um dos esportes mais praticados no mundo, com cerca de 300 milhões de adeptos. Atualmente, mais de 170 países estão filiados à Federação Internacional de Basquete Amador (FIBA),entidade máxima da modalidade.
* O inventor da modalidade, James Naismith, recebeu uma homenagem em 1936, quando o basquete foi incluído no programa das Olímpiadas de Berlim, na Alemanha. Foi ele quem lançou para o alto a primeira bola da partida inaugural.

A liga de basquete mais famosa e disputada do mundo é a norte-americana (National Basketball Association/NBA). Sua importância para o universo do basquete é tão grande que ela adota regras próprias para suas partidas. Lá, por exemplo, a fim de deixar o jogo mais “solto”, não é permitida a marcação por zona, ao contrário do que acontece em competições internacionais. Tais diferenças, porém, atrapalham a seleção dos Estados Unidos em competições disputadas fora do país. No Pré-Olímpico de San Juan – para os Jogos de 2004 -, em Porto Rico, os norte-americanos chegaram até a participar de um seminário com o juiz brasileiro Sérgio Pacheco sobre as regras da FIBA.
Os países mais tradicionais na modalidade são Rússia (ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e os Estados Unidos. No feminino, a hegemonia das duas nações em Campeonatos Mundiais chega a impressionar, tendo sido quebrada apenas pelo Brasil, em 1994, e Austrália, em 2006. São seis títulos para as norte-americanas e sete para as soviéticas. Já no masculino, os dois países ganham mais um concorrente: a ex-Iugoslávia, maior vencedora do Campeonato Mundial com cinco títulos, contra três da ex-União Soviética e dos Estados Unidos.
Em Jogos Olímpicos, o predomínio é dos Estados Unidos. São 12 medalhas de ouro, contra duas da ex-União Soviética e apenas uma da antiga Iugoslávia. Entre as mulheres, as norte-americanas também levam vantagem com cinco conquistas, contra duas da ex-União Soviética.
Atualmente, os países de mais tradição no basquete observam o crescimento de outras forças da modalidade. No feminino, a Austrália de Lauren Jackson sagrou-se campeã mundial em 2006. Já entre os homens, a Argentina e a Espanha se destacam. Os sul-americanos, comandados por Manu Ginobili, venceram os últimos Jogos Olímpicos, enquanto os europeus, liderados por Pau Gasol e Jorge Garbajosa, conquistaram o Mundial de 2006.
Oscar Schmidt, o maior nome da história do esporte no Brasil, afirma ter marcado 49.737 pontos em 1.615 jogos, alcançando uma média de 30,7 por partida (o que lhe garantiria a marca de maior pontuador da história do basquete mundial). No entanto, a informação é contestada pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), que não considera os pontos de algumas competições disputadas pelo “Mão Santa”.
O norte-americano Kareem Abdul-Jabaar é o maior pontuador da história da liga norte-americana de basquete (NBA), a mais importante do mundo. São 38.387 pontos em 1.560 partidas, com média de 25,6 por jogo.
O recorde de pontos em uma só partida da NBA pertence a Wilt Chamberlain, que atuou de 1959 a 1974 na liga norte-americana e chegou a marcar 100 pontos em um único jogo.
Até o começo da década de 1990, os Estados Unidos disputavam as competições internacionais com suas equipes amadoras, compostas por atletas universitários. A estréia do time profissional aconteceu em 92, quando os norte-americanos conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, na Espanha. A equipe, na ocasião, tornou-se mundialmente conhecida como “Dream Team” (Time dos Sonhos, em inglês), pois reunia estrelas como Larry Bird, Magic Johnson, Michael Jordan e Scottie Pippen, entre outros. Essa seleção é até hoje considerada a melhor da história da modalidade.
O armador brasileiro Leandrinho, do Phoenix Suns, foi eleito o melhor reserva da temporada 2006-2007 da NBA.